segunda-feira, 23 de novembro de 2015


Ingredientes:
500g de bacalhau
500g de batatas
1 ovo inteiro
Sal
Salsa
1 cebola
Pimenta

Preparação :
Coloque o bacalhau à cozer e as batatas.  Depois do bacalhau cozido desafiei tudo muito fininho e as batatas passe no passe vite para ficarem em puré,  junte o ovo,  a cebola muito bem picada,  a salsa picada também,  sal e pimenta misturar tudo muito bem,  se caso as batatas forem de má raça e estiver um bocadinho mole tem de colocar um bocadinho de farinha.

Depois é só moldar os pastéis com duas colheres de sopa e levar a fritar em óleo bem quente.

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Este fim de semana experimentei a fazer estas filhoses,  super simples,  e ficaram muito boas mesmo,  nada enjoativas,  muito fofas e saborosas.  Experimentem que não se vão arrepender.


Ingredientes:
1 Kilo de farinha sem fermento
25g de fermento de padeiro
800ml de água
Sal
Açúcar
Óleo para fritar

Preparação:
Coloque a farinha e o sal num alguidar,   derreta o fermento em 400ml de água morna, junte o resto da água e misture a farinha.  Agora é só mexer muito bem com as mãos cerca de dez minutos mais ou menos.  Tape com um pano e deixe levedar umas duas horas.
Passado esse tempo coloque o óleo aquecer e comece a fritar as filhoses só tem de agarrar em bocados de massa com as mãos bem enfarinhadas com farinha (pois a massa esta mole e vai agarrar muito as maos)  tentar esticar a massa com as mãos e colocar no óleo para fritar.  Depois de fritas deixe escorrer o óleo em papel absorvente e por fim passe por açúcar.

Bom apetite!!!

quinta-feira, 12 de novembro de 2015




Ingredientes:
2 ovos inteiros
1 chávena e meia de açúcar
2 chávenas de farinha
3 colheres de sopa de manteiga
1 chávena de leite
2 c.sobremesa de fermento em pó
2 c.sopa de canela

Calda :
Um pau de canela
Duas chavenas de açúcar
Uma chávena de água

Preparação :
Junte os ovos inteiros ao açúcar e mexa bem,  junte a manteiga derretida,  o leite, a canela e volte a mexer bem, por fim junte a farinha e o fermento e envolva tudo muito bem.
Coloque numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a 180° cerca de 30min. (vá fazendo o teste do palito)

Entretanto faça a calda,  junte todos os ingredientes e leve ao lume quando levantar fervura deixe ferver uns 5/6 min,  retire do lume e depois do bolo estar cozido e ainda dentro da forma pique o bolo com um palito e regue todo o bolo com esta calda,  deixe assim mais ou menos 30min e depois pode então desenformar.

Bom apetite!!!

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Estas foram mais umas broas que fiz no dia de todos os santos.  Já tenho esta receita a muitos anos e faz sempre muito sucesso,  ficam muito boas mesmo.


Ingredientes:
250g de açúcar amarelo
250g de farinha
25g de canela em pó
25g de erva doce muida
350ml de café
150ml de azeite
75g de amêndoas picadas

Preparação:
Junte todos os ingredientes menos a farinha, leve ao lume quando levantar fervura junte a farinha misture muito bem sem tirar do lume até a mistura se desapegar do tacho.... deixe arrefecer um pouco e faça pequenos bolinhos.
Leve ao forno a 180° durante uns 15 minutos quando retirar do forno passe os bolinhos por açúcar.

bom apetite

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Mais uma receitinha de broas que fiz para o dia de todos os santos.  Não faço ideia onde fui buscar esta receita,  pois já é  a receita que faço a uns anos.


Ingredientes:
400g de batata doce
500g de açúcar
125 g de amêndoas raladas
Raspa de uma laranja
50g de coco ralado
80g de farinha sem fermento
150g de farinha de milho
3 ovos
1 gema de ovo para pincelar

Preparação :
Cozer as batatas doces com a pele,  depois de cozidas,  tirar a pele e derreter bem eu fiz com um garfo mas pode fazer com a varinha mágica é  mais rápido.
Juntar o açúcar a batata doce derretida e levar ao lume até ferver mexendo sempre para não queimar.
Quando começar a ferver um pouco junte a amêndoa,  o coco,  a Raspa da laranja,  os ovos e misturar bem sem tirar do lume,  depois é só juntar as farinhas e levar novamente ao lume até à massa começar a despegar do tacho.
Retire do lume,  deixe arrefecer um pouco.
Ligue o forno a 200°.
Molde as broas com duas colheres,  vá colocando num tabuleiro forrado com papel vegetal,  depois é só pincelar com gema de ovo e levar ao forno cerca de 15min.

Bom apetite!!!

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Estas foi umas das broas que eu fiz para o dia de todos os santos,  sei que em muitos sítios não usam esta tradição mas eu desde pequena que faço isto.
Esta receita foi a minha querida Vera Almeida que me deu  obrigada minha querida,  as broas ficaram fantásticas.  Vou repetir de certeza absoluta.


Ingredientes:
500g de farinha
125g de farinha de milho
250g de açúcar louro
1 c. sopa de erva doce
1 c. Sopa de canela
2 c. Sopa de azeite
1 ovo
Mel a gosto
1 c sopa de fermento
Pau de canela
Casca de limão
Água
Margarina
Sal

Preparação :
Coloque um bocado de água a ferver com a casca de limão,  pau de canela,  um noz de margarina e um pouco de sal.

Num alguidar junte as farinhas,  o ovo,  mel,  fermento,  azeite,  açúcar,  erva doce e canela,  depois vá colocando da água que levou a ferver aos bocadinhos e mexendo sempre até chegar a massa ao ponto de ser moldada.  (eu deixei um pouco mole de mais e fiz depois as broas com duas colheres e resultou na perfeição.)

Depois é  só pincelar as broas com gema e ovo e levar ao forno cerca de 15 min.

Bom apetite.